Bateria inteligente (Foto: Reprodução)
Segundo a pesquisa, a nova tecnologia permitiria uma recarga de 75% de uma bateria de lítio-íon (as mais comuns nos equipamentos eletrônicos atuais) em um minuto, chegando a 90% em apenas dois minutos. Com baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), o tempo para chegar a três quartos da carga foi de apenas 2,7 segundos, atingindo 90% da capacidade em 20 segundos. Neste último caso, mesmo após um ciclo de cem recargas, a média de tempo continuou estável.Isso foi possível graças a novas técnicas que ajudam a diminuir a distância que os íons precisam percorrer para chegar a um eletrodo. Para isso, os cientistas criaram uma estrutura de cátodos com uma coleção de bolinhas de poliestireno nanoscópicas. Em cima, colocaram uma camada de opala (forma de sílica) para enrijecer a estrutura, cobrindo então com uma camada de níquel poroso.
Com isso, formaram espécies de “cabos” com vários espaços vazios, que então poderiam ser preenchidos com o lítio-íon ou NiMH. O resultado foram algumas vantagens em relação às estruturas tradicionais: a rede porosa permite o transporte de íons rapidamente, que percorrem um caminho menor para chegar aos eletrodos que, por sua vez, conseguem uma condutividade maior de elétrons. Com tudo isso o desempenho de uma bateria comum chega próxima a de supercapacitores, inclusive na performance após o ciclo de cargas e descargas.
O processo inovador ainda traz benefícios práticos imediatos, já que os eletrodos são criados utilizando técnicas que podem ser implementadas na produção em massa. Além disso, o esquema é versátil o suficiente para ser utilizado com vários tipos de material, podendo ser aproveitado em novos tipos de bateria que ainda possam surgir.
O estudo, no entanto, afirma que a técnica foi desenvolvida pensando em baterias pequenas, como a de smartphones, computadores e tablets. Para carros elétricos, que utilizam lítio-íon com o mesmo princípio, o desafio para adaptar a nova tecnologia seria muito maior. Ao menos isso abre as portas não só para a praticidade de ter gadgets rapidamente recarregados, mas também para um consumo menor de energia. O ruim é que não há previsão da chegada ao mercado ainda.
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