quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Intolerância Religiosa

Pastor evangélico desiste de queimar Alcorão no aniversário do 11/9

O pastor evangélico da Flórida Terry Jones desistiu dos planos de queimar o Alcorão no próximo sábado, nono aniversário dos ataques de 11 de Setembro.
Jones, líder da pequena igreja evangélica Dove World Outreach Center, na cidade de Gainesville, havia dito anteriormente que, se fosse contatado pela Casa Branca, poderia abandonar os planos.
Casa Branca pode chamar pastor que planeja queimar Alcorão para reunião
Agentes do FBI visitam pastor evangélico que planeja queimar o Alcorão
Obama diz que queima de Alcorão servirá de recrutamento para Al Qaeda
Grupo muçulmano promete doar um Alcorão por cada exemplar queimado
Angelina Jolie pede que mundo não esqueça o Paquistão e critica queima do Alcorão
Pastor usa internet para alavancar campanha anti-islã e queima do Alcorão
Segundo o reverendo, um acordo foi alcançado com líderes muçulmanos para rever o local para a construção de um centro cultural islâmico e uma mesquita em Nova York, perto de onde ficavam as torres gêmeas, que vem causando polêmica nos Estados Unidos.
O pastor protagoniza há anos uma dura campanha contra o islamismo, que rendeu até mesmo o livro "Islam Is of the Devil" ("Islã É do Demônio", em tradução livre). Nele, Jones diz que a religião islâmica é um risco à liberdade de todas as nações e tem como preceito a opressão e a violência. Sua causa, contudo, ganhou o mundo após começar a divulgar na internet a proposta para a data anual de queima do Alcorão e levou o alto escalão dos Estados Unidos a reagir.
Os planos de queimar 200 cópias do livro sagrado do islamismo --religião que Jones considera um perigo mundial-- já haviam atraído duras críticas de Washington e o próprio presidente Barack Obama pediu mais cedo na televisão que o pastor desista deste "ato destrutivo".
Mais cedo, em entrevista ao programa da rede ABC "Good Morning America", Obama havia criticado os planos do pastor Jones e disse que o evento servirá como uma "bonança para o recrutamento" de terroristas pela Al Qaeda.

Karen Bleier/AFP
Jornalista assista vídeo do pastor Terry Jones, que já admite desistir da idéia, se EUA pedirem
Jornalista assista vídeo do pastor Terry Jones, que desistiu da idéia de queimar cópias do Alcorão
Obama havia pedido a Jones que ouvisse "os melhores anjos" e cancele a campanha prevista para o próximo sábado, exatos nove anos após os atentados terroristas em Nova York e Washington. "Se ele estiver ouvindo, eu espero que entenda que o que ele está propondo fazer é completamente contrário aos nossos valores como americanos", disse Obama. "Este país é construído na noção de liberdade e tolerância religiosa", continuou o presidente.
"Eu apenas quero que ele entenda que esta pegadinha que ele está planejando pode colocar em grande risco nossos homens e mulheres de uniforme", defendeu Obama, repetindo argumento do general David Petraeus, comandante das tropas internacionais no Afeganistão.
"Olhe, isto é uma bonança para o recrutamento da Al Qaeda. [...] Se o plano for realizado, pode servir de incentivo para indivíduos terroristas se explodirem para matar outros", alertou Obama, em um tom mais direto do que costuma usar em questões nacionais. "Eu espero que ele ouça aqueles melhores anjos e entenda que isto é um ato destrutivo."
Na terça-feira (7), a Casa Branca havia declarado publicamente estar preocupada com a queima do Alcorão e alertou que o projeto coloca em risco as tropas americanas no Afeganistão e pode ser usada por terroristas como campanha contra os EUA. As críticas vieram também do chefe da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Anders Fogh Rasmussen, da secretária de Estado, Hillary Clinton, e do secretário de Justiça, Eric Holder. A lista de críticos inclui ainda a Índia, o Vaticano e a Liga Árabe.
INTERPOL
A Interpol também havia alertado os governos do mundo todo para o aumento no risco de ataques terroristas caso o pastor levasse à frente o Dia Internacional para a Queima do Alcorão.
"Se a queima do Alcorão pelo pastor for mesmo realizada, há grande probabilidade de novos ataques contra pessoas inocentes", disse a Interpol em um comunicado.
O ministro do Interior paquistanês, Rehman Malik, teria pedido à agência que alertasse o mundo todo sobre "o crescimento da ameaça terrorista" no nono aniversário dos ataques 11 de Setembro ocorridos em Nova York e Washington em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário