domingo, 21 de agosto de 2011

Brasil vai transformar umidade do ar em água potável

Por Gilberto Junior em 5 de agosto de 2011
Uma parceria entre a brasileira Solstice e a francesa Eole Water vai combater a seca e levar água para regiões menos favorecidas do Brasil. De acordo com representantes da empresa nacional, o mecanismo a ser implantado é uma turbina eólica que vai liquefazer o vapor d’água. O ar é absorvido por um sifão e a umidade, condensada para a conversão em água, reproduzindo um fenômeno semelhante ao que ocorre no céu durante a formação das nuvens, que acabam transformando o ar em chuva.

Em seguida, a água coletada do ar é “tratada mecanicamente e armazenada conforme as normas de qualidade fixadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tornando-se adequada para o consumo humano”, conforme explicou o portal EcoDesenvolvimento.
Segundo a empresa que está importando a tecnologia, todo o processo é limpo, sem geração de resíduos, emissão de gases poluentes ou utilização de componentes químicos. “Essa é uma tecnologia nova, que além de levar água potável para pessoas que não têm, é um avanço para a economia verde. O Brasil tem recursos climáticos para levar o mundo inteiro adiante e uma tecnologia dessas é um passo a frente”, contou Penélope Valente, consultora da Solstice.
Levando em conta nossas realidades climáticas, é possível que no país seja captado cerca de 1.500 litros de água potável em oito horas de atividade de cada turbina instalada.
Nem as dimensões continentais do país, com suas variações de umidade, nem as estações climáticas influenciam a produção de água potável, diz Penélope. Ela ainda destaca que a turbina pode ser regulada para gerar mais água ou energia, a depender da necessidade do local.
A ideia é levar o projeto a comunidades isoladas, que ainda precisam de caminhões pipa para serem abastecidas. Até o final do ano, é esperado que as datas e locais que receberão a novidade sejam divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário