quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lustre feito com painéis solares em formatos de borboletas dispensa a energia elétrica


A utilização de energia renovável é um tema cada vez mais em voga na sociedade. Graças as mudanças climáticas, as pessoas estão começando a perceber que é preciso rever alguns hábitos de consumo, sendo um deles o uso de combustíveis fósseis para alimentar nossas necessidades de consumo de energia na sociedade.
Lustre de borboleta (Foto: Divulgação)Lustre de borboleta (Foto: Divulgação)







Por isso, cada vez mais, o uso de energia renovável, como a eólica e a solar, é incentivada pelas pessoas e pelos Estados, preocupados com os gastos futuros que o fim dos combustíveis fósseis podem ocasionar.
Assim, um designer holandês chamado Jeroen Verhoeven, desenvolveu um conceito de lustre formado por 500 borboletas. Seu diferencial: cada borboleta é, em sua composição, totalmente formada por células fotovoltaicas. Essas células são responsáveis por captar a luz solar e transformá-las em energia. As borboletas fotoelétricas rodeiam uma lâmpada principal que é alimentada pela energia captada por essas outras borboletas.
Como ainda se trata de um conceito, só é possível ver o protótipo desse lustre na Blain|Southern Gallery, situada em Londres. Lá, há uma galeria completa das criações do designer holandês. Ainda não há previsão para a venda deste produto para os usuários finais, visto que é preciso o interesse de alguma empresa em viabilizar a fabricação em larga escala, reduzindo os custos. Verhoeven ainda não se mostrou disposto a vender o protótipo que se encontra na galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário