sábado, 23 de abril de 2011

Vacinação do idoso contra a gripe começa na próxima segunda (25)

Idosos a partir de 60 anos devem ser vacinados.
Estimativa é que 1,3 milhão de pessoas sejam vacinadas na Bahia.

Graça Campos Do G1 BA
Pelo menos 1,3 milhão de pessoas a partir de 60 anos deve ser vacinadas, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, a partir da próxima segunda-feira (25), primeiro dia da campanha nacional de vacinação dos idosos. As pessoas que se encontram em casa de repouso, em casas de repouso, abrigos, asilos e em outras instituições também participam da campanha.
A vacina deve ser aplicada também em cerca de 190 mil trabalhadores de saúde de unidades que fazem atendimento para a influenza, 266 mil crianças entre seis meses e menos de dois anos, 20 mil indígenas e 273 mil gestantes, totalizando em torno de 1,8 milhão de pessoas.
De acordo com a Sesab, as campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas pelo Ministério da Saúde há 12 anos e têm registrado uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo.
A coordenadora do Programa de Imunizações da Sesab, Fátima Guirra, informou que o principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza, que é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que ocorre com maior intensidade no final do outono e durante o inverno.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.
Para a população idosa serão disponibilizadas também a vacina dupla adulto, que protege contra o tétano e a difteria, com o objetivo de atualizar a situação vacinal, e a vacina pneumocócica, indicada para pessoas asiladas ou hospitalizadas, principalmente diabéticos, pneumopatas, cardiopatas e outros que ainda não foram vacinadas.
Durante todo o período da campanha, a vacina contra influenza estará disponível nas unidades de saúde dos municípios da Bahia. No Dia Nacional de Mobilização, 30 de abril, a vacina também será aplicada em postos instalados em locais de grande concentração de pessoas e postos volantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário